Pantomima Sombria (Resenha)

 


Havia prometido a mim mesmo nunca realizar uma resenha por esse blog, até porque não sei se elas seriam boas ou ruins, enfim hoje estou aqui pra resenhar sobre um jogo bem legal que pude playtestar jogando com o Mestre P.J Acácio (Ratoruja) o próprio autor do jogo, falarei um pouco sobre o Pantomima Sombria.

Esse jogo tem um toque ótimo na mistura de um horror com toque de alta fantasia e contos de fadas, o Pantomima Sombria lhe oferece ser um Vampiro, Féerico ou Caçador cada com uma especialidade e características bem legal para se trabalhar e jogar em uma campanha do tipo.

Jogando com Vampiros
A era vitoriana, chamada de nova era das trevas, ferveria ser o nosso reino, mas virou meramente um jogo de tabuleiro; somos fruto de experimentos e rituais em busca da imortalidade. Que resultaram nisso, mortais que vivem sugando a vida dos outros pelo sangue; se escondendo em cortes e cabarés; sobrevivendo o máximo que podem. Não deixe meus lamentos o enganar, somos poderosos e devemos usar tal poder apenas por nós mesmos.


Jogando com Feéricos
Chamados de Bruxos, Magos, Druidas, Feiticeiros e muitos outros; caçados pela igreja apenas por manipularmos a magia ou pelos vampiros, após usarmos seu sangue como material ritualístico.
A nossa origem é contada em lendas de fadas, que roubam bebês mortais e colocam os seus no lugar.
Hoje em dia, com o avanço da modernidade e o uso da pólvora e máquinas a vapor, a nossa presença tem se tornado cada vez mais escassa e sombria; pois o ferro é nosso veneno e ele está em tudo ao nosso redor. Olhamos com nostalgia para a vida simples, em comunhão com a natureza.

Jogando com Caçadores
Em plena era vitoriana, com trens cuspindo fumaça e mosquetes pólvora, ainda há neste mundo, males jamais vistos; demônios sugadores de sangue, bestas ferozes, feiticeiros hereges.
Nossa raça sobrevive graças ao sagrado e a coroa, mas além deles, a você, nobre caçador, que arrisca sua pele, sua mente e sua alma em troca de tostões furados enquanto escalpela outro Vampiro ou Licano à beira de um rio. Confira os murais de avisos, ouça rumores em tavernas, atente-se ao movimento das pessoas na cidade, pois as oportunidades são com ratos e podem fugir por bueiros sujos num piscar de olhos.

A lista de habilidades de cada ser funciona de uma forma única e diferente, os vampiros utilizam o Sangue para suas habilidades geralmente sobre controle, cura, hipnoses entre outras que o torna vantajoso em cena. Já os Caçadores possuem o Mutagênico, são poções no qual os transformam em algum homem-besta referente a uma pequena lista de animais e monstros variando de Ursos até um dragão. (quebrando o estereótipo do simples lobisomem). E por fim temos os Feéricos que são fadas que utilizam o Astral, que são magias que necessitam de algum relíquia mágica para serem utilizadas como catalizadores mágicos, podendo em momentos mais oportunos utilizar algo importante em sua missão.

A uma lista e geradores bem simples e interessantes de criaturas sendo mágicas ou não para serem confrontadas ou evitadas de seu caminho durante a missão, e falando em missão a tabela simples geradora de missão é fantástica para da alguns insights necessários para campanhas de oneshot ou longas como em Dominus. O Pantomima Sombria é interessante quando é mestrado ou jogado da forma com que joguei, uma mistura de era vitoriana com contos de fadas sombria, nem tudo parecia oque se mostrava ser, a narrativa utilizada pelo Acácio foi bem construída mesmo que tenha sido improvisada.

Bem o sistema só tenho elogios, e com bastante chance e forma de ser trabalhado de maneira fácil e livre para modificar, nessa parte o autor está de parabéns novamente. Assim como o cenário trabalhado com ele chamado Corvania, uma terra que se passa em 1850 com um mundo perigoso e fantástico ao mesmo tempo, mas de uma maneira sombria.


Siga os apoios do financiamento Flex que tem sobre a página do Cartase.

Para R$ 15 ou mais
Vampiro
Com este apoio você ajuda o criador e irá receber todos os materiais em versão digital com antecedência.


Para R$ 50 ou mais
Feérico
Com este apoio você ajuda o criador e irá receber os mesmos benefícios do apoio Vampiro e além disto, ganhará uma cópia do exemplar físico do Pantomima Sombria.


Segue as recompensas
Ao apoiar, na aba "Novidades" você já terá acesso ao PDF do RPG para poder jogar, gravar vídeos, publicar gameplays, criar materiais próprios e etc. Seguindo o selo CC BY-SA 3.0.

Os exemplares físicos serão em A5, terão aproximadamente 16 páginas e as entregas serão enviadas pelos Correios, logo após eu as receber em casa, mas só farei o pedido depois do final do financiamento.

Prazo de entrega é de aproximadamente 3 meses, para a produção, autógrafo e envio, mas estarei à mercê da gráfica para isto.


Comentários

  1. Curto e grosso, gostei da resenha, pessoalmente eu faria mais sucinta aqui e ali, mas daí a dizer que isto fosse um defeito é bobagem, apenas o meu estilo XD

    ResponderExcluir

Postar um comentário