Maneira simples para mundos dinâmicos

 


Introdução

Para que o mundo continue parecendo real, é preciso ter consequências para problemas de maior escala.

Este método em particular é ideal para RPGs solo, mas pode ser facilmente usado para jogo em grupo também. Ele requer rastreamento mínimo. Além disso, você está ciente do limite de tempo, o que mantém as coisas parecendo justas.

No entanto, o resultado ainda pode surpreender você. Há uma chance de o problema ser resolvido por alguém que não seja os PCs. Alternativamente, ele pode se espalhar e se tornar um problema com consequências ainda mais terríveis.


Emitir

Quando um problema sensível ao tempo for descoberto, anote o problema e o que acontecerá se ele permanecer sem solução. As consequências podem ser modificadas conforme a situação evolui.

Bandidos Saqueadores: Será mais difícil obter bens à medida que o comércio se torna mais difícil a partir do assentamento.


Gravidade

Se o problema for leve, marque-o com um "-", indicando um resultado desvantajoso na tabela de Consequências.

Se o problema for grave, marque-o com um "+", indicando um resultado vantajoso na tabela de Consequências.

Bandidos Saqueadores (+): Será mais difícil obter bens à medida que o comércio se torna mais difícil a partir da colonização.


Limite de tempo

Role (ou decida) um limite de tempo e anote-o: por exemplo, 3d6 dias. (Alternativamente, se você estiver jogando uma megadungeon, 1d6 para investigar.)

Bandidos Saqueadores (+): Será mais difícil obter bens à medida que o comércio se torna mais difícil a partir do assentamento. (9 dias)

O ideal é que você mantenha um calendário simples onde o prazo final do evento possa ser anotado.


Recompensa

Opcionalmente, recompensas prometidas pela resolução do problema também podem ser anotadas.

Bandidos Saqueadores (+): Será mais difícil obter bens à medida que o comércio se torna mais difícil a partir do assentamento. (9 dias) [2300 ouro]


O tempo acabou

No final do limite de tempo, role na tabela de Consequências (d6):

1-2. Resolvido — por outra pessoa. Role ou descubra por quem ou qual facção, e o que isso significa.

3-4. A consequência ocorre.

5-6. Consequência se espalha — Evolui para outro problema, com uma consequência mais terrível. Este problema deve ser rolado com vantagem no gráfico de Consequência.


Por exemplo: Digamos que os bandidos saqueadores não foram tratados. As consequências são roladas com vantagem (2d6 assumem mais) e um resultado de 5 é obtido. A consequência se espalha. Os bandidos saqueadores se tornaram mais arrogantes — se não forem parados, a nova consequência pode ser que o comércio fique completamente paralisado. Alternativamente, a consequência pode ser que os aldeões fiquem fartos e ataquem os saqueadores, apesar de estarem mal equipados...

Comentários