Olá mestres bardos. Esta dica está focada em deixar um dos momentos mais importantes para o arquétipo bardo bem divertido. Quem já produziu um personagem bardo com o seu alaúde, flauta ou outro instrumento de percussão e nunca tocou em uma taverna, festivais de cidades, durante uma viagem de charrete ou em torno de uma fogueira durante as refeições a luz do luar? Pois bem, o que será proposto aqui é um pequeno desafio para os meta gamers que desejam tocar, por exemplo, a música tema de Star Wars versão bandolin ou flauta. Ser desafiado por outro bardo, fazer uma disputa de repente ou tocar em grupo em forma de musical.
As regras aqui serão baseadas no jogo de Mighty Blade da classe bardo - informações sobre a classe estão na Dragon Cave #4 e Dragon Cave #12.
Regra essencial
Todo bardo em Mighty Blade 2 utiliza 3d6 para tocar qualquer música. A dificuldade nas regras de jogo varia entre 10 à 16 sendo o valor comum 12. E sabemos que cada música está fracionada em estrofes, refrão e solos. Então vamos colocar aqui outro atributo para ser a nossa referência. Ele irá se chamar de fama. A fama são pontos coletados de acordo com a condução da música. O valor varia entre 0 a 5. Quanto maior for os pontos de fama o publico será elevado drasticamente. E como conseqüência maior o percentual de renda seu personagem ou grupo consegue. Vou exibir em uma tabela de referência quais valores são de acordo com cada parte da música.
Fama | Referência |
0 | Não sabe tocar uma nota. |
1 | Desafinado. |
2 | Mediano. |
3 | Amador. |
4 | Profissional. |
5 | Maestro. |
Fato é de que quando algum personagem atingir a 0 pontos ele irá encerrar a sua atuação. O valor 5 - o máximo dos pontos - faz com que o local de atuação torna-se uma festa. Pode acontecer de o público cantar ou dançar em coro. Sobre as pontuações para cada parte da música:
- Estrofe: Se o seu personagem passar no teste ganha 1 ponto de fama, se ele errar irá perder 1 ponto.
- Solo: Se o seu personagem passar no teste ganha 2 pontos de fama, se ele errar irá perder 2 pontos.
- Refrão: Se o seu personagem passar no teste ganha 3 pontos de fama, se ele errar irá perder 3 pontos.
Se a música for instrumental você pode avaliar por minutos e segundos. A cada um minuto rola-se um teste. Os minutos são quebrados da seguinte forma: Até o primeiro minuto é considerado o teste normal (3d6 dificuldade - 12). Para minutos posteriores os segundos são arredondados para baixo. Veja a tabela de valores abaixo referente das dificuldades para músicas instrumentais.
Dificuldade | Minutos |
12 | 1 a 60 segundos |
13 | 1:01 até 2 minutos |
14 | 2:01 até 3 minutos |
15 | 3:01 até 4 minutos |
16 | 4:01 até 5 minutos |
Resultado | Recompensa |
2-3 | 100 moedas e 3 pontos de experiência. |
4-5 | 150 moedas e 5 pontos de experiência. |
6-7 | Um brinde de acordo com o mestre. |
8-9 | +2 em testes sociais por 1 hora. |
10-11 | 2d6x100 moedas. |
12 | 8 pontos de experiência e um brinde de acordo com o mestre. |
Fama | Recompensas | Pontos de XP |
0 | Serão arremessados objetos contra você. | 0 |
1 | Estará mal falado -1 em testes sociais por 1 hora. | 0 |
2 | Ganhará alguns aplausos e 1 fã | 1 |
3 | Ganhará aplausos e 2d6 fãs | 2 |
4 | Será famoso na cidade por 2d6x2 pesoas. | 2 |
5 | Será famoso na cidade por 2d6x10 pessoas. | 3 |
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