Dicas para uma boa aventura de investigação!



Introdução

Uma boa aventura de detetive é uma das melhores coisas que existe no RPG. Investigar é realmente uma arte! Sempre me interessei muito assistindo a filmes, lendo livros e também no  próprio RPG. Garanto que muitas pessoas também são fãs do gênero de detetive ou de uma boa história com mistérios.

Sobre o que você vai falar?

Meu nome é Frazzato, sou usuário do RPG2ic e irei dar dicas de como montar uma boa aventura de mistério e investigação.


Como fazer uma boa aventura de detetive e mistérios?

Uma boa aventura de detetive e mistérios precisa de perguntas. Perguntas intrigantes, que deixem mistério no ar, que podem ser de um simples caso de roubo, assassinato, ou de algo paranormal. Algumas perguntas são:

  • Qual será o crime ou o que os personagens precisam investigar?
  • Porque os jogadores precisam investigar esse caso?
  • Quem serão os suspeitos?
  • Quem é o real culpado?
  • De que(quais) jeito(s) os jogadores descobrirão o caso?
  • Quais serão as pistas dadas?
  • Que relação tem o culpado com a vítima, ou com o objeto furtado?
  • Ele(s) conhece(m) a(s) vítima(s) ou o(s) culpado(s) do crime?


Depois de fazer essas perguntas e ter uma resposta para todas elas, você deve passar para o próximo passo.

Lembre-se: Existem outras inúmeras perguntas que podem te ajudar. Ao pensar na história, essas perguntas aparecerão naturalmente, não se preocupe.


Organizando os fatos

É muito importante que você esteja com tudo pronto na sua cabeça, sem ter dúvidas sobre nenhuma das perguntas, para que no meio da história você não se atrapalhe. Em uma historia de detetive, uma pista a mais ou a menos pode mudar tudo no jogo. Por isso, uma grande dica é fazer duas sinopses. Em uma, você conta como tudo realmente aconteceu; na outra, você conta o que os jogadores verão.

Comece organizando as pessoas e os locais que farão parte da sua história, que serão importantes para o desenvolvimento da trama. Escreva em algum lugar, organizadamente, o máximo de detalhes que puder - detalhes sobre os acusados, sobre o cenário em que as coisas ocorrerão, detalhes do real culpado, das testemunhas, etc. Quanto mais detalhes, melhor. Ainda assim, é valido lembrar que não se pode dar de bandeja todas as informações e pistas. Deixar lacunas em descrições pode ser muito útil, pois os jogadores têm aquela sensação de que não sabem tudo, e de que o seu inimigo pode ser mais poderoso e estar mais perto do que imaginam. Isso é muito importante.

Dar algumas pistas erradas também pode ser útil, deixando tudo mais confuso. Por exemplo: A faca suja de sangue que foi achada no chão pode não ter nada a ver com o crime, a empregada doméstica da casa poderia tê-la derrubado acidentalmente. Mas e se ela fez isso propositalmente, para distrair e confundir os investigadores? Tudo começa a ficar mais intrigante, não é mesmo? Muitas coisas podem ser criadas a partir de um simples fato.


Fazer uma ordem cronológica dos fatos

Outra dica importante para você não se perder no desenrolar da história é fazer uma ordem cronológica dos fatos que estão por vir. Colocar em uma folha de papel (ou no computador) o dia e a hora em que cada coisa aconteceu. Um homem, numa quinta-feira, às 8h da manhã, sai de uma vídeo-locadora tirando uma luva cirúrgica e colocando-a rapidamente na bolsa. Isso é intrigante? Na verdade, não. Mas desse simples acontecimento, pode-se fazer uma história inteira. Aposto que alguém, com uma imaginação fértil, já pensou em mil possibilidades sobre o que o tal homem estava fazendo lá. A partir daqui, as coisas ficam mais interessantes.

Agora, ter lógica na hora de fazer os horários e datas é crucial. Se ele foi visto em um shopping do outro lado da cidade às 7h50 da manhã no mesmo dia, ele não poderia estar naquele local tão rápido. Aí entram as exceções, caso ele não seja uma pessoa normal... As possibilidades começam a aparecer, e uma boa história de mistérios também. Se, analisando racionalmente, isso não é possível... então não deixe tudo tão à mostra. Ainda que ele realmente não seja uma pessoa normal, crie uma distância maior de tempo, algo que seria possível para alguém comum.

Ao final de tudo, é importante rever todos os fatos, seguindo a ordem, para ver se é possível chegar à conclusão.


Quebra de paradigma, o que é isso? Qual sua importância?

Paradigma seria o mesmo que padrão, coisas que são feitas normalmente no dia-a-dia. Tudo que está no senso comum das pessoas. Por exemplo, dizer que “loira é burra” (me desculpem, loiras) é um paradigma (brincadeira!). Desse modo, tudo que altera o padrão, que muda o que as pessoas pensam, que contradiz o senso comum, seria uma quebra de paradigma. A quebra de paradigma, neste caso, seria falar que nem toda loira é burra, pois isso contradiz o que a maioria das pessoas pensa (ou brinca).

Quebrar paradigmas é muito importante. A maioria dos jogadores pensa no óbvio, ainda mais na hora da pressão do jogo. Vai ser difícil alguém arriscar uma suposta quebra de paradigma. É mais fácil ir no que é comum. Mas se o narrador souber usar isso a seu favor, todos saem ganhando. Por exemplo, colocar um doente mental que sofra de alucinações como testemunha, e fazê-lo falar a verdade, seria uma quebra de paradigma. Ainda mais se o caso for uma coisa estranha, se envolver vampiros, magia, monstros, etc. O normal seria o doente mental relatar suas alucinações... Mas nesse caso, não.


Os enigmas

Os enigmas podem ser usados de várias maneiras. Existem os enigmas numéricos, que podem ser resolvidos com um teclado de celular.

Enigmas de letras como, por exemplo, DONA AMANDA = FQPC COCPFC.

Difícil de resolver? Eu fiz a letra da palavra mais duas do alfabeto. D = F. É aparentemente fácil, depois que já se sabe qual a regra usada para desvendar o enigma. Mas, na hora do jogo, não. Ainda mais se o mestre colocar um tempo para terminarem. Por exemplo, ir ao lugar (que está no enigma) antes das 22h.

Charadas normais também podem ser usadas, como “o que é? O que é?”. Basta procurar alguma na Internet e adaptá-la para a sua trama.


Em uma partida de RPG na Internet, podem ser usados mais recursos, como escrever um enigma no Word e colocar as letras em branco. Esse é um enigma muito difícil de decifrar. Fazer os personagens saírem da mesa de RPG e usarem objetos para desvendar as charadas é uma ótima ideia – ou disponibilize esses objetos dentro do jogo.

Colocar enigmas científicos é muito bom, mas você precisa ter certeza que os seus jogadores têm conhecimento suficiente sobre.


Premonições, as visões do futuro! Como usar? Para que usar?

Usar premonições para contar algo para os personagens é uma saída simples, fácil e intrigante de começar um jogo. Fazê-la em forma de sonho também é uma saída muito boa para colocar as premonições no jogo. O personagem pode sonhar alguma coisa nítida, ou um enigma, um poema, algo que não faça o menor sentido. Ou até uma pista falsa (isso vai de cada mestre, uns mais malvados e outros menos)! Utilizando-as de forma correta, moderadamente e com boas dicas, o uso de premonições pode ser bem útil.


Meus jogadores não estão conseguindo revolver a minha aventura! E agora?!

Calma, há uma serie de fatores que podem fazer os seus jogadores não conseguirem resolver a sua charada. Geralmente, há um erro na sua interpretação... você esqueceu de dar alguma dica, deu alguma pista errada, ou a história saiu dos seus planos e, na hora de improvisar, você errou (muito comum). Para revolver isso, basta repensar, passo a passo, todos os detalhes da sua história, todas as pistas que deveria dar, pistas que já deu, e se tudo está certo. Outra hipótese é você tenha usado algum conhecimento que os seus jogadores não tenham, muitas vezes quando é necessário algum conhecimento científico ou histórico para resolver alguma coisa. Por isso, é muito importante ter certeza de que os seus jogadores conhecem o assunto, ou você precisará dar a eles um NPC dentro do jogo que tenha esse conhecimento e possa ajudá-los (por um preço, quem sabe).


Caso os seus jogadores não estejam conseguindo desvendar a trama, mas estejam no caminho certo, não tente apressar as coisas. Dependendo das pessoas, eles podem demorar um pouco mais. Lembre-se: Para você, que sabe de tudo, as coisas podem parecer muito simples... mas, quando se está jogando, problemas banais podem ser mais complicados do que parecem.

Porém, se os enigmas que você passou são fáceis, você deu as dicas e pistas certas, eles sabem do assunto e tudo o mais, mas não estão conseguindo desvendar o mistério... você poderia pensar em narrar outros estilos de jogo, como uma simples arena.

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