Construir uma campanha ou participar dela é todo sonho de um jogador de RPG. Mas muitos não conseguem finalizá-las por questões adversas. Sejam elas por limitações presenciais, organização de horário, organização do contexto de idéias ou por ausência do narrador em si. A proposta deste artigo é produzir um "raio-x" para a composição de uma campanha básica. Esta organização será clara e incisiva. Irei apresentar os elementos de uma campanha - introdução, desafios, o fim e os ganchos. E a disposição das suas organizações - algumas campanhas podem começar de ganchos ou exibindo o final da história e preenchendo as lacunas. Enfim, você acabou de conferir o resumo deste artigo. Para saber dos detalhes continue a ler os próximos parágrafos.
As definições:
Sessão: uma fração x determinada pelo grupo para narrar um trecho de uma aventura. Estes trechos são uma composição de cenas.
Aventura: É um somatório de seções que possui um objetivo principal a ser finalizado.
Campanha: É o somatório de aventuras que possui um grande objetivo principal a ser finalizado.
Ganchos: Objetivos alternativos que complementam as lacunas da campanha. Nunca devem desviar o foco de uma campanha de RPG.
Com as devidas definições atribuídas é hora de fabricar a sua campanha. O requisito mínimo de uma campanha é definir um cenário e um sistema a ser utilizado. O mestre deve ter um conhecimento pleno, ou seja, total conhecimento sobre o material. Reúne os jogadores e consulte a eles que tipo de emoção eles desejam sentir em uma aventura. Reúne e debate as opiniões e formule a sua campanha! Eu vou passar uma lista de sugestões para um debate para formular uma campanha.
Explorar áreas que os livros não revelaram.
Catalogar novos monstros e descobrir novos tipos de matérias-prima.
Encontrar um item ou reino lendário que só existe em contos, livros e pergaminhos.
Definido o objetivo principal de sua campanha é hora de estruturar os passos para que este objetivo seja alcançado. Divida a sua campanha em aventuras, a princípio comece com 2 ou 3 partes.
Catalogar novos monstros e descobrir novos tipos de matérias-prima.
Encontrar um item ou reino lendário que só existe em contos, livros e pergaminhos.
Definido o objetivo principal de sua campanha é hora de estruturar os passos para que este objetivo seja alcançado. Divida a sua campanha em aventuras, a princípio comece com 2 ou 3 partes.
Irei definir que o meu grupo de jogadores é uma tribo de clã de licantropos que vivem em uma floresta fechada e genérica que está em busca de um cálice. Este cálice fica em um relicário nos domínios dos inimigos e que a cada 1000 luas cheias este cálice se erguido e recebido pela milésima lua cheia, os vampiros perdem seus poderes por 1000 anos até o início do próximo ciclo. Nesta aventura faltam 3 dias para a chegada da milésima lua cheia. E uma estratégia deve ser definida pelo seu grupo para invadir os domínios dos vampiros e raptar o cálice. Dividindo em tópicos vamos exibir o objetivo da campanha e de duas aventuras.
Objetivo da campanha: Encontrar o cálice no castelo do rei vampiro.
Objetivo da primeira aventura: Mapear o castelo do rei vampiro e localizar a posição do cálice.
Objetivo da segunda aventura: Furtar o cálice no castelo do rei vampiro.
Onde ficam os ganchos?
Os ganchos como foi definido na primeira parte do artigo são complementos para solucionar lacunas geradas durante alguma aventura ou novas histórias que auxiliam a você atingir o objetivo principal com facilidade. Os ganchos podem ser iniciados durante ou depois de uma aventura, mas recomendo a serem o início ou o final de uma campanha. Ganchos são histórias alternativas, não é obrigado a cumpri-las. Existe a possibilidade de colocar um gancho em outro gancho. Mas tome cuidado para que este ciclo não desvie do foco da campanha e que não perca o interesse do grupo em participar ou que façam esquecer por qual motivo estão participando.
Um bom gancho como exemplo é no final da primeira aventura. No início do retorno do grupo de jogadores licantropo, eles caem em uma emboscada com uma tribo de licantropos rival. Esta tribo rival possui um líder tirano e por causa de um espião a sua tribo é notificada que vocês foram raptados. O líder de sua tribo prepara para um embate para libertá-los da prisão. Durante o combate, o líder de seu grupo não resistiu aos ferimentos do combate contra o líder rival. Como vingança um dos jogadores mata o líder da tribo rival e se torna o novo líder. Além disto, propõe uma unificação de forças das duas tribos para derrotarem os vampiros.
Os desafios.
Os desafios vão de acordo com os jogadores e como o narrador quer que os jogadores sintam em seus personagens. Os desafios podem ser pré-modelados ou improvisados. Sempre é bom deixar a margem de 50% para ambos. Assim não corre o risco de planejar tudo na última hora e atrasar a condução do jogo ou planejar tudo, utilizar poucos desafios e improvisar.
As recompensas.
As recompensas de uma aventura são separadas por seções, aventuras e uma campanha. Uma recompensa de uma sessão sempre será menor que de uma aventura e que também será menor de que de uma campanha. A sessão sempre irá agregar valores menos significativos para os personagens ao contrário das aventuras. Mas as campanhas irão ter impactos locais e globais de acordo com o acontecimento.
Como exemplo na primeira fase da aventura os jogadores conseguiram mapear o castelo do rei vampiro, assim podem traçar a melhor estratégia para a sua invasão. Na segunda fase da aventura os seus jogadores são raptados por um grupo rival de licantropos e um de seus jogadores tornou-se o novo líder do bando. Além disto, o grupo ficou maior e mais forte. Na última fase, o seu grupo de licantropos conseguiu furtar o cálice e erguer o cálice na lua cheia. Todos os vampiros perderam seus poderes durante 1000 anos. Ao invés de exterminá-los o seu grupo decidiu dar uma oportunidade dos vampiros morrerem na forma mortal. Envergonhados, os vampiros fugiram de seu recinto e o castelo tornou-se o novo reino dos licantropos!
Compartilhe aqui nos comentários como está sendo a sua campanha. Como está conduzindo ela e quais são os principais objetivos. Abraços e até a próxima dica. E espere pelo próximo a artigo no qual eu irei ensinar outras formas bem simples de arquiteturas para você que é mestre ou jogador solo e ter uma boa experiência para sua mesa.
Comentários
Postar um comentário