6 dicas para escrever livros

 


Muitas pessoas começam dezenas de projetos, todos eles brilhantes, todos eles com a capacidade única de entrar para a história... mas a realidade é que a maioria deles não chega nem sequer a serem completados. A Equipe do RPG Online conheceu o trabalho de Leandro Radrak, um RPGista que deu certo no mundo dos livros, autor de romances e contos, após sua experiência resumiu em 6 dicas o que o fez chegar ao que poderíamos chamar de o "primeiro patamar do sucesso" nesse meio: conseguir publicar por uma editora os seus escritos. 


Regra 1 – Organize-se

A melhor forma de executar qualquer trabalho é planejando-o. Colocar em poucas palavras o que se passará em cada capítulo vai amadurecer a ideia inicial, ajudando a evitar “brancos” durante o período de trabalho. Esse mini-roteiro pode ser alterado a qualquer momento – e será – adaptando-se durante o desenvolvimento do livro.

Neste meu último trabalho, fui um pouquinho além. Para cada capítulo, além do resumo, adicionei também a quantidade estimada de páginas que esse capítulo teria, permitindo assim que eu monitorasse o tamanho do livro. Isso foi muito útil, uma vez que eu queria um livro mais curto.

Outra forma de Organização válida é o que chamam de “Mind Map”. Em resumo, um mind map (mapa da mente) consiste em um diagrama que representa Uma ideia principal e suas ramificações. Isso é espetacular para organizar uma história com muitas tramas e personagens entrelaçados. Há vários locais na internet, ensinando a trabalhar com essa técnica, e há vários softwares também, para ajudar nisso.


Regra 2 – Tenha Objetivos

Toda missão possui um ou mais objetivos. Se uma tarefa é executada sem um rumo, então ela dificilmente será terminada. No caso do livro, o objetivo final, quase sempre é publicá-lo. Isso fica meio óbvio, mas não basta. É necessário ter em mente quando vai fazê-lo e quais os passos a ser dar para isso. Um cronograma pode ajudar aqui.

Na trilogia do Legado Goldshine, o cronograma era bem complexo, pois contemplava todos os passos planejados para eu chegar até uma editora. O do Garras de Grifo, com a editora conquistada e aguardando pelo livro, ficou bem mais simples.

 

Em resumo, o cronograma do Legado Goldshine trazia os passos:

Estudar o Mercado Editorial

Criar Site com contos e textos sobre Grinmelken

Criar Site com detalhes e contos do mundo

Escrever o livro 1 até a data X

Escrever o livro 2 até a data X

Revisar, Imprimir protótipos e enviar para editoras que possam ter interesse

Escrever o livro 3 até a data X

Criar Booktrailer do Livro 1

Para ter uma noção, os objetivos do Garras de Grifo eram apenas:

Terminar o livro até a data X

Revisar o livro, preparar capa, desenhos e Booktrailer até a data X

 

Regra 3 – Estabeleça Rotina

A única maneira de terminar um livro é escrevê-lo. Porém, muitos escrevem somente quando tem vontade e, por isso, o tempo de escrita entre um capítulo e outro acaba sendo grande. Nesses casos, acontece do autor perder o ritmo da história, a vontade de escrevê-la, ou mesmo de ter outra ideia e começar a trabalhar nela.

A melhor maneira de evitar isso é estabelecer uma rotina e executá-la com rigor. Seja ela escrever 2 horas por dia, seja ela escrever todos os sábados. O importante é definir seu horário de trabalho e encará-lo como tal.

Um exemplo para citar é meu primeiro livro, o qual demorou 3 anos  para ser escrito. Os 3 primeiros capítulos foram escritos em um ano, os 5 seguintes em outro e o restante no último. As chances do projeto morrer no primeiro ano foram altíssimas e só não aconteceu por que encontrei os capítulos uns meses depois e voltei a trabalhar neles.

Com uma rotina estabelecida, de escrever 8 horas por semana, apesar de cometer desvios, terminei o Garras de Grifo em menos de seis meses.

 

Regra 4 – Esteja relaxado

Não há nada pior do que escrever  enquanto sua mente está conturbada. Seja por preocupações, frustrações ou mero cansaço após um dia de trabalho puxado. Como analista de sistemas e coordenador de uma equipe, esses dias são comuns na minha vida. Frustrações e preocupações também ocorrem a todo momento, causados pelos mais diversos motivos. O que fazer então? Vai de cada um, mas o importante é passar por um filtro e sentar na frente do computador com a mente limpa.

Já tive sérias dificuldades com isso e, por um bom tempo, fiquei sem escrever durante a semana. A resolução veio da tentativa e erro, quando adicionei uma rotina extra, pré-escrita. Adicionei um momento para videogame e para minhas séries antes de escrever. Desse modo, ao invés de escrever por 4 horas, logo após chegar do trabalho, passei a escrever 2, após jogar um pouco e assistir algo (Nessa ordem, pois o jogo prende mais e dá vontade de continuar. A série acaba depois de 1 hora).

Por incrível que pareça as 2 horas renderam a mesma coisa que as 4 anteriores, mas a qualidade do texto aumentou.

A dica aqui é encontrar sua formula para relaxar e esquecer do mundo real, antes de entrar em sua mente e colocar no papel os outros mundos que lhe habitam.

 

Regra 5 – Concentre-se

O mal da nova geração é a habilidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Faço parte dessa geração... Como é impossível fazer duas coisas exatamente ao mesmo tempo, fica claro que, na verdade, nós ficamos chaveando de uma tarefa para a outra. Assim, fazendo duas coisas ao mesmo tempo, levamos o dobro do tempo para terminar as duas.

No meu caso, as redes sociais são o que mais atrapalham a escrita. Trabalho com dois monitores e, de início, eu largava o Twitter, o facebook, e o MSN ligados em uma janela enquanto escrevia na outra. Esqueça isso! Se tiver um segundo monitor, no máximo, deixe um navegador pronto para realizar pesquisas. De resto, sua atenção deve ficar focada somente no texto. Não a divida e você logo vai se acostumar.

Além das redes sociais, também há o ambiente em torno de você, seja um pai, esposa, pedreiro do vizinho, o próprio vizinho, ou, no meu caso, um gato miando incessantemente ao seu lado, em busca de atenção. Uma coisa que ajuda é um bom fone de ouvido e música. Isso lhe isola do mundo à sua volta e permite uma concentração melhor.

Para quem tem filhos complica, mas vale uma ajuda do maridão ou da esposa, para segurá-los. Se houver uma Rotina, talvez fique um pouco mais fácil de fazer acordos. Em último caso, pode-se arrumar um cantinho só seu e fugir de vez em quando. Contudo, não tenho filhos ainda, então não passei por essa interrupção. Logo, não sei como agir e contorná-la.

 

Regra 6 – Não seja perfeito

Ninguém é perfeito. Fato. Mas deixe o lado perfeccionista para a revisão. Inicialmente escreva e, se não julgar um trecho tão bom quanto gostaria, marque-o e deixe para revisitá-lo depois. É importante fazer bem feito e buscar o melhor de si, mas vale pensar na primeira escrita como um rascunho ao invés do produto final. Conheço muito escritor que fica trabalhando nos capítulos do livro, tentando deixa-los perfeitos e, o livro em si, nunca é terminado.

O bom é escrever e guardar numa gaveta, esquecendo-o por um tempo. Depois, volte nele e revise com olhos críticos e em busca de melhoria.


Leandro Radrak é escritor, autor da Trilogia do Legado Goldshine. (Também o autor desse artigo de 05 maio 2012)

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